top of page

Neste espaço estão relacionados apenas professores e alunos que estão na linha de pesquisa 3 do Programa de Pós-graduação em História da UFCG.
A partir de 2022, tanto orientador quanto orientando devem firmar um termo de compromisso de orientação. Esse documento foi elaborado e aprovado na reunião do pleno do colegiado do PPGH em 16/11/2021 e serve para todas as linhas.


Corpo docente:
Corpo discente:   atual/ egresso

Corpo Docente:

Corpo docent
ALARCON.gif

Licenciado em História (1993) e Mestre em Educação (1996) pela UFPB;  Doutor em História (2008) pela UFPE.

Atuei entre 1987 e 1992 na escola básica como professor de história. Entre 1996 e 1998 fui professor da área de História da Educação na Universidade Estadual da Paraíba. Desde 1998 estou ligado à área de Teoria e Metodologia da História da Unidade Acadêmica de História da Universidade Federal de Campina Grande - atualmente na condição de Professor Associado III. Atuo como Docente junto ao Programa de Pós-Graduação em História da UAHIS. Ocupei as funções de Vice-Coordenador da Graduação em História do então DHG no período 1998-2000 e de Coordenador da Graduação em História da UAHIS nos períodos 2000-2004 e 2009-2013. Entre março de 2008 e maio de 2009 coordenei o Programa de Pós-Graduação em História da UAHIS. Entre Maio de 2013 e Abril de 2017 ocupei as funções de Vice-Diretor e Assessor de Ensino do Centro de Humanidades da UFCG. De Abril de 2017 a Março de 2021 fui Pró-Reitor de Ensino da UFCG. Coordenei, no período 2018-2019, a seção Nordeste do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação - FORGRAD. Meus interesses de pesquisa estão voltados para a gestão do ensino superior e para a seguridade social - mais particularmente, para a previdência social. (Informações de agosto de 2021)

AZEMAR.gif

Licenciado em História (2008) pela UEPB; Mestre em História (2011) pela UFPB; Doutor em Educação (2015) pela UFPB e Pós-doutorado em História (2018) pela UFCG.

Possui Graduação em Historia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Mestrado em História pela Universidade Federal da Paraíba (PPGH-UFPB) onde desenvolvi a pesquisa intitulada "Corpos hígidos: o limpo e o sujo na Paraíba (1912-1924) e Doutorado em Educação (PPGE/UFPB) com a tese intitulada "Physicamente vigorosos: medicalização escolar e modelação de corpos na Paraíba (1913-1942)", Pós-Doutorado em História pela Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, na área de Didática e Ensino de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DPEC/UFRN), Campus Natal. É professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEd/UFRN) e ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Campina Grande (PPGH/UFCG). Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN). (Informação de agosto de 2021).

Foto_Dinaldo_Silva - DINALDO BARBOSA DA SILVA JR SILVA JR.jpg

Licenciado em História (2001) pela UFPB; Especialização em Educação (2005) pela FAT;  Mestre em Processos Ambientais (2007) pela UNICAP e Doutor em Direitos Humanos (2017) pela Universidade de Valência, UV, Espanha.

Professor da Universidade Federal de Campina Grande (BRASIL) e da Universidade Federal do Amapá, Campus Binacional (BRASIL). Doutor em Derechos Humanos, Democracia y Justicia Internacional por la Universidad de Valencia (ESPAÑA). Linhas de atuação: Ensino, Penitenciária, Violência, Direitos Humanos e Segurança Social. (Informação de agosto de 2021).

ERONIDES.gif

Graduada em História (1989) e mestra em Sociologia Rural (1995) pela UFPB; Doutora em Ciências Sociais (2011) pela UFCG.

Concursada na área de História Antiga e Medieval . É professora da Universidade Federal de Campina Grande desde de março de 1994, conforme portaria R-SRH-CNL-UFPB-459, publicado no diário oficial em 23 de março de 1994 sob o número 1729. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: história, ensino, identidades, linguagem e diferença. Nos últimos três semestres ministrou as seguintes disciplinas na graduação: Topico de complementação da Pratica de ensino; No Mestrado, A funcionalidade da pesquisa; Metodologia da pesquis e praticas educativas. Coordenadora do subprojeto de História PIBID- Autora do livro "Homens Traidos e práticas de masculinidade para suportar a dor". (Informação de agosto de 2021).

IRANILSON_BURITI_DE_OLIVEIRA.jpeg

Graduado em História (1994) pela UFCG; Especialista em Segurança e Defesa Civil (1996) pela UFPB; Especialista em Metodologia do Ensino Superior em EAD (2014) pela FAEL; Mestre (1997) e doutor (2002) em História pela UFPE;  Pós-Doutor em História das Ciências e da Saúde (2009) pela Fiocruz - RJ  e em História da Saúde e da Doença pela PUC/SP.

Atualmente é bolsista produtividade do CNPq e membro do conselho editorial de revistas científicas. Professor Titular da Universidade Federal de Campina Grande. Parecerista ad hoc do CNPq, da CAPES e da FAPERN. Faz parte do quadro de avaliadores institucionais e de curso do BASIs/INEP/MEC. Integra a Comissão Técnico-pedagógica de Ciências Humanas e suas Tecnologias do INEP e Comissão de Assessoramento Técnico (CAT) para realização dos exames da Educação Superior do INEP. Integra a Comissão de Assessoramento Técnico-Pedagógico para a Avaliação do Novo Ensino Médio da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (DAEB). Autor de livros didáticos na área de História. Autor de livros de Metodologia da Pesquisa e do Ensino. Tem experiência na área de metodologia da pesquisa e do ensino. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino de história, história e saúde, educação médico-escolar, arquitetura escolar. Desenvolve projeto na área de história e saberes médicos; educação e saberes médicos. (Informações de agosto de 2021)

JOEDNA_REIS_DE_MENESES.jpeg

Graduada em História (1995) pela UFPB; Mestra (1999) e doutora (2005) em História pela UFPE.

Atualmente é Professora Associada Nível "A" da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural: subjetividades e sensibilidades. Ministra aulas na graduação e pós-graduação de Teoria e Metodologia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: análise Historiográfica, História Regional do Brasil (Nordeste) - análise do discurso regionalista nordestino, Historiografia, Subjetividades, Corporeidades, Sensibilidades e Práticas Educativas. É Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Campina Grande (Informações de agosto de 2021).

Priscila.jpg

Bacharela em Geografia (1999) pela UFPB; Especialista em Fitoterapia (2017) pela Unyleya; Mestra em Geografia (2001) pela UFPE e doutora em Geografia (2008) pela UNESP.

Docente do curso de Geografia da UFCG - campus Campina Grande. Tem experiência na área de análise de paisagens que interferem no processo saúde-doença humana, avaliação de políticas públicas com ênfase nos níveis de competências e habilidades desenvolvidas por trabalhadores da ESF e VAS e Metodologia da Pesquisa. Líder do grupo de Pesquisa PRÓ-SAÚDE GEO, e integrante, como pesquisadora, do GIDS-UFCG e do Observatório de Geografia da Saúde (UNESP-PP). É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em História  (Informações de agosto de 2021).

Matheus.gif

Licenciado em História (2006), mestre em Educação (2008), doutor em Conhecimento e Inclusão Social em Educação (2011) e pós-doutor na área de História da Educação (2012) pela UFMG;  Pós-doutor na área de Psicanálise e Educação (2019) pela Universidade de Coimbra. 

Os interesses de pesquisa correntes se situam em procurar localizar historicamente e teoricamente os processos de contrução das subjetividades a partir do referencial conceitual advindo da articulação entre Lacan e Foucault, tal qual tem sido empreendida pelo psicanalista Jean Allouch quando propõe que as atuais práticas de si, incluindo a psicanálise, seriam marcadas pela herança dos exercícios de espiritualidade realizados pelos filósofos desde a antiguidade como condição para que haja acesso ao saber sobre o próprio sujeito. Tais pressupostos fundamentam as atividades profissionais atuais como professor do Departamento de Ciências das Religiões do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde coordena a linha III - História Cultural das Práticas Educativas. É também integrante da equipe do Programa Nacional de Pesquisa - A Educação nos Projetos de Brasil: espaço público, modernização e pensamento histórico e social brasileiro nos séculos XIX e XX (CNPQ/2016-2020). Atuou como professor colaborador na atividade de extensão universitária: Projeto Aimée - Formação Clínica e Profissional no Atendimento Psicanalítico em Instituições (CCHLA/UFPB - 2019 e 2020). (Informação de agosto de 2021).

Ramses.gif

Licenciado em História (2001) pela UFPB; Aperfeiçoamento em História da Educação (2015) pela Universidade do Minho - Portugal; Mestre (2006) e doutor (2012) em Educação pela UFPB;  Pós-doutor na área de História da Educação (2015) pela Universidade do Minho. 

É professor Adjunto do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba. Está vinculado aos dois principais grupos de investigadores em história da educação no Brasil (SBHE e Histed-BR (GT Paraíba). Também está vinculado a dois grupos de pesquisa estrangeiros CEIS 20 (Universidade de Coimbra) e Heumantica Paideia (Universidade de Salamanca-Espanha).Atualmente vem desenvolvendo investigações e discussões a partir de dois eixos 1) o impacto cultural e social da secularização nas instituições confessionais brasileiras, sejam laicas ou confessionais; e 2) A disposição, organização e trajetória histórico social dos Arquivos escolares brasileiros, com específica produção atrelada a quatro bases de inquirição Escola, Arquivologia, Educação e História. Também é professor permanente/externo do PPGH-UFCG da Universidade Federal de Campina Grande, especificamente na linha de práticas educativas. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Educação e Arquivologia. (esta última na área de arquivos escolares) atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, secularização escolar, instituições confessionais escolares-asilares; práticas de ensino de história, Arquivologia, Arquivos Pessoais, Paleografia e História da Paraíba. (Informação de agosto de 2021).

REGINA.jpg

Licenciada em História (1992) e especialista em História do Nordeste (1994) pela UEPB; Especialista em Novas Tecnologias (1998) pela UFPB;  Mestra (1997) e Doutora (2005) em História pela UFPE; Pós-doutora (2018) pela UFPB.

Atualmente é professora Associada IV da Universidade Federal de Campina Grande. Tutora egressa do Grupo PET História da UFCG (2009-2016). Atualmente coordena o subprojeto História do Programa Residência Pedagógica. Tem atuado como professora e pesquisadora na área de história, com ênfase em História Cultural, pesquisando e orientando trabalhos acerca dos seguintes temas: currículo e ensino de História, Alimentação e cultura, estudos de gênero, identidades e discurso. (Informações de agosto de 2021).

VIVIAN_GALDINO_DE_ANDRADE.jpeg

Licenciada em História (2005) pela UEPB; Mestra  (2008) e Doutora (2014) em Educação pela UFPB; Pós-doutora (2019) pela UFCG.

Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba - Campus III, Assessora de Extensão do CCHSA e líder do Grupo de Pesquisa História da Educação do Brejo Paraibano/ HEBP. Atua também como professora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Campina Grande, na Linha de História Cultural das Práticas Educativas. (Informações de agosto de 2021).

atual

Corpo Discente:

Atual (ano de início):

Luiz Gervazio Lopes Júnior (2021)

Maria Letícia Costa Vieira (2021)

Marília Cristina de Queiroz (2021)

Mateus Floresta Tavares de Oliveira (2021)

Natália Correia de Melo (2021)

Roberto Ramon Queiroz de Assis (2021)

Emanuella Bezerra de Oliveira (2020)

Maria Emília Andrade de Medeiros (2020)

Francine Andreska Lira dos Santos (2020)

Genilma Ricardo da Silva (2019)

Valquíria Lopes de Souto Santos (2019)

Egresso

Egresso (ano de início - término):

Ana Claudia Feliciano da Silva (-2018)

João Diogo Trindade Cordeiro Araújo (-2018)

Leônilda Fernandes da França  (-2018)

Maria Aline Souza Guedes (-2018)

Nita Keoma Lustosa de Sousa (-2018)

Yago Felipe Campelo de Lima (-2018)

Alexsandro dos Santos (-2017)

Junia de Lima Nascimento (-2017)

Marcos Fernandes de Oliveira (-2017)

Neusa de Almeida Victor (-2017)

Ronyone de Araújo Jerônimo (-2017)

Ajanair Michelly Sobral Santana (-2015)

Aline Teixeira Peixoto (-2015)

Ciro Linhares de Azevêdo (-2015)

Claudielhi dos Santos Araújo (-2015)

Edson Silva (-2015)

José Maxsuel Lourenço Alves (-2015)

Leonardo Querino Barboza Freire dos Santos (-2015)

bottom of page